E porque a sustentabilidade é um tema predominante na agenda dos dias que correm, partilhamos um texto da SIMAB sobre este tema.
A Sustentabilidade é o conceito holístico que busca equilibrar os aspetos económicos, sociais e ambientais da nossa sociedade. Os critérios ESG (Ambientais – Sociais – Governança) são usados para avaliar o desempenho das empresas em termos de sustentabilidade, enquanto os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são objetivos globais estabelecidos pela ONU, até 2050, para abordar desafios globais e promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo.
As boas práticas referem que as empresas devem selecionar ODS prioritários. Assim, a partir da análise da cadeia de valor (relação entre produtores/fornecedores, mercados abastecedores, operadores e clientes) do Grupo SIMAB, foi possível definir cinco ODS prioritários de curto prazo, fazendo os mesmos parte do ‘Plano Estratégico 22-26′: Energias Renováveis (7), Trabalho Digno e Crescimento Económico (8), Consumo Sustentável (12), Ação Climática (13) e Parcerias para a Implantação destes Objetivos (17).
Em concreto, e ao nível da definição de indicadores e metas para estes ODS prioritários, propõe-se a redução do consumo de eletricidade, água e da produção de resíduos indiferenciados; o aumento da quantidade de alimentos doados ao Banco Alimentar e a outras instituições de carácter social; e, o acréscimo de viaturas elétricas na frota. No que diz respeito à avaliação dos impactes ambientais e sociais do Grupo, sugere-se a diminuição do desperdício alimentar; a redução da emissão de GEE (gases de efeito de estufa); e, o estímulo da compostagem e da economia circular nos Mercados da SIMAB.
Desta forma, os Planos de Ação anuais do Grupo preveem medidas concretas de mitigação dos impactes negativos e medidas de potenciação dos impactes positivos, tais como: regulação automática da iluminação pública e colocação de sensores de movimento nos edifícios (previstas para 2023); instalação de baterias de condensadores nos pavilhões dos Mercados (prevista para 2024); adoção de lavadora mecânica em substituição da mangueira manual (em execução); aumento dos pontos de carregamento de veículos elétricos (previsto para 2024); instalação de mais painéis fotovoltaicos (previsto para 2024); instalação de UPAC – Unidades de Produção de Energia para Autoconsumo, já instaladas no MARB (desde julho de 2023) e em processo de adjudicação no MARF e MARÉ, bem como no MARL (até ao final de 2023 e em 2024, respetivamente). Encontra-se, ainda, perspetivada a melhoria da gestão do processo de triagem dos resíduos gerados nos Mercados, com aumento dos pontos de separação juntos aos pavilhões (em execução) e a criação de condições, na ‘Eco Área’ do MARL, para a receção de mais tipologias de resíduos, facilitando a deposição e acomodação dos mesmos. Esta ação, contará com o desenvolvimento de campanhas de sensibilização e a atualização dos regulamentos internos dos Mercados, reforçando-se a responsabilidade dos diversos intervenientes (operadores e clientes dos Mercados) neste processo.
Com este envolvimento, o Grupo SIMAB e os seus Colaboradores comprometem-se com um futuro mais sustentável do nosso planeta.